4º Festival da Tainha na CEAGESP vai até agosto - Mídia Paulistana | Explorando SP em 360º

Post Top Ad

Responsive Ads Here

4º Festival da Tainha na CEAGESP vai até agosto

Compartilhe
A tainha é um dos peixes mais consumidos no Brasil. No ano de 2018 foram registrados recordes de pesca no estado de São Paulo, com cerca de 2.200 toneladas. Para os que não perdem a oportunidade de comer o peixe, em todos os finais de semana de 27 de julho a 25 de agosto, acontece na CEAGESP o 4º Festival da Tainha na Brasa no Pátio do Pescado do Frigorífico São Paulo, que funciona no Entreposto Terminal São Paulo.

A inspiração do evento da agenda SP vem das festas tradicionais do litoral paulista e catarinense, em que o pescado é o prato principal.

Festival da Tainha na CEAGESP em 2019

Ao preço de R$59,90, é servida a tradicional tainha na brasa preparada à moda do litoral com acompanhamentos como arroz, farofa e vinagrete. Uma porção serve duas pessoas. 

Ainda são oferecidas outras opções de comida, como paella, camarão e pirarucu no palito, além de bebidas e sobremesas, cobradas à parte.

Mais informações:

Dias: 27 e 28 de julho, 3 e 4 de agosto, 10 e 11 de agosto, 17 e 18 de agosto e 24 e 25 de agosto; Sábados das 12h às 21h, e domingos das 12h às 20h.
Endereço: Pátio do Pescado – Rua Xavier Kraus, portão 15 (entrada exclusiva)
Entrada: gratuita com estacionamento pago no local – R$10
Mais emceagesp.gov.br

Temporada de Tainha em 2018

O professor doutor Antônio Olinto Ávila da Silva, diretor do Laboratório de Estatística Pesqueira do Instituto de Pesca de Santos, órgão subordinado à Secretaria de Agricultura e Pesca do estado de São Paulo, explicou ao portal Costa Norte Comunicação as principais infrações cometidas na temporada 2018: "No ano passado tivemos, pela primeira vez, a determinação de cotas totais de captura de tainha para as frotas industriais e artesanais. O sistema de cotas de captura é aplicado em diversos países como instrumento de gestão pesqueira. De acordo com o Comitê de Acompanhamento das Cotas de Captura da Tainha apenas a frota industrial excedeu a sua cota, com uma produção 114% acida do limite estabelecido (2.221 toneladas). A produção da pesca artesanal foi de 1.093 toneladas, cerca de 91% da cota fixada em 1.197 toneladas".

Instituto de Pesca

Olinto ressalta ainda que "uma das missões do Instituto de Pesca e de seu programa de Monitoramento é valorizar e dar visibilidade à atividade pesqueira".

O Instituto de Pesca (IP) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de pesca e aquicultura, visando à obtenção e transferência de novos conhecimentos e de tecnologias destinadas à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here